Musica Da Semana
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Eletronic Arts - EA
A Electronic Arts (normalmente abreviada como EA) é uma editora estadunidense de jogos para computador e para videogame. Fundada em 1982 por Trip Hawkins. Atualmente faz jogos como FIFA, Madden NFL, NBA Live, NHL, The Sims , The Sims 2, The Sims 3, SimCity, Battlefield, The GodFather - The Game, James Bond, Medal of Honor, Need For Speed, The Lord of the Rings (trilogia inteira), Harry Potter (baseados nos filmes lançados até então), entre outros.
A Electronic Arts é a segunda maior editora independente do mundo (ultrapassada, atualmente, pela Activision ao se unir à Blizzard) de videogames (sendo uma third-party) e computadores. A empresa tem o valor de mercado avaliado em 17,15 bilhões de dólares americanos
As marcas EA Sports, EA Games, EA Sports Big, Maxis, EA Mobile e Pogo pertencem à Electronic Arts.
A Produtora de jogos Electronic Arts foi fundada em 1982, pelo empresário Trip Hawkins, com um investimento de US$200.000,00 (duzentos mil dólares americanos). Nos primeiros anos a empresa seguiu à risca essa filosofia diferenciada, lançando títulos considerados clássicos hoje em dia, como M.U.L.E., The Bard's Tale, Populous, The Immortal e Skate or Die!.
Basicamente, a EA funcionava como um selo para os talentos de criação: seus nomes eram colocados nas campanhas publicitárias e as embalagens dos jogos tinham a forma quadrada dos álbuns musicais.
Mais de vinte anos depois, o panorama é bem diferente. Com diversos sucessos no currículo, estratégias ousadas de licenciamento e a aquisição de estúdios talentosos, a EA publicou e faturou US$2,97 bilhões em 2004. Mas acontecimentos recentes alteraram a percepção do público e do mercado sobre a empresa. Ironicamente, fala-se hoje mais sobre as decisões corporativas da EA do que do que das ideias que a fundaram. No final de 2004, ocorreu um movimento estratégico mais ousado: de uma só vez, a EA adquiriu 20% da concorrente Ubisoft, tornando-se automaticamente seu maior acionista individual. Nas últimas semanas de fevereiro de 2005, a imprensa divulgou um controle ainda maior sobre o estúdio, famoso por hits como Prince of Persia , Splinter Cell e Assassins´s Creed.
E os grandes — e polêmicos — investimentos não pararam por aí. A Electronic Arts também assinou contratos de exclusividade por cinco e quinze anos, respectivamente, com a National Football League (NFL), liga de futebol americano, e a ESPN, rede de canais de TV sobre esportes. Isso significa que, a partir de agora, o único jogo com a marca NFL será franquia assinada por John Madden — da EA.
A EA disse à imprensa o seguinte: "Nossos maiores concorrentes são os próprios consumidores que esperam que, a cada ano, o jogo seja melhor. Assim como as ligas e os jogadores, a EA tem a responsabilidade de oferecer aos fãs uma experiência de qualidade para que eles se inscrevam em uma nova temporada de diversão" diz Bertrand Caudron, Gerente-Geral da Electronic Arts para América Latina. Para exemplificar, Bertrand cita outro caso envolvendo licenciamento: "A Eletronic Arts já detém uma licença exclusiva com a FIFA e, mesmo assim, existe uma forte competição nos jogos de futebol. Sabemos que é preciso continuar inovando para trazer a melhor experiência para nossos consumidores". De fato, a competição da franquia FIFA com a série Winning Eleven, da Konami, é uma das mais acirradas, principalmente no Japão e na Europa.
Desde 1997, a EA manteve um escritório no Brasil destinado ao mercado latino-americano. A empresa localiza e publica jogos para PC de outras software houses, como LucasArts, Activision, Codemasters e Ubisoft, além de seus próprios títulos. Com uma média de cinco jogos mensais nas lojas é responsável por 60% dos jogos comercializados aqui, é facilmente a mais bem-sucedida editora do mercado brasileiro. A EA lança seus títulos no Brasil, como The Sims 2 e The Sims 3, já traduzido em português pela EA. Assim, facilita o comércio desses produtos, pela causa de pessoas não terem aprendido inglês ou outras línguas estrangeiras.
Já demonstrou, algumas vezes, interesse em instalar um filial da área de criação de jogos no Brasil, mas a falta de profissionais capacitados sempre foi o principal problema. De acordo com a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos), Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianopolis seriam as cidades com maior potencial por possuírem formação reconhecida nacionalmente, porém, contudo, ainda não há nada formalizado nesse interesse por parte da EA.No dia 12 de Dezembro a EA Brasil foi fechada e seus funcionários dispensados, ficou apenas os funcionários do Marketing e da EA Mobile.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário