Musica Da Semana
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Roger Federer - Tenista
Roger Federer (8 de agosto de 1981, Basileia) é um tenista suíço, considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como o melhor jogador de tênis de todos os tempos.
Em 2004, alcançou a liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), posição que conservou por 237 semanas consecutivas, um novo recorde mundial. Depois de perder a posição para Rafael Nadal, conseguiu recuperá-la em 5 de julho de 2009, após vencer o torneio de Wimbledon e se consagrar como o maior campeão de Grand Slams.
O estatuto de Federer deriva dos seus numerosos recordes, entre os quais 16 títulos de Grand Slam e um career Grand Slam (vitória nos quatro torneios do Grand Slam, recorde partilhado com cinco tenistas). Federer tem ainda o recorde de 22 finais de Grand Slam disputadas e participação em 23 semifinais consecutivas de Grand Slam, série iniciada no torneio de Wimbledon de 2004 e encerrada no Aberto da França de 2010, quando foi eliminado nas quartas-de-final, totalizando seis anos consecutivos de participações em semifinais de torneios do Grand Slam. Em resultado de seus sucessos, Federer conquistou o Laureus World Sportsman of the Year por quatro anos consecutivos (2005–08).
Roger Federer começou a jogar tênis aos oito anos. Seu pai, Robert, é suíço, e sua mãe, Lynette, é sul-africana, tendo se conhecido em uma viagem de negócios, já que ambos trabalhavam em uma companhia farmacêutica. Roger tem uma irmã dois anos mais velha, Diana.
Federer é casado com a ex-tenista profissional Miroslava Vavrinec, mais conhecida como Mirka, que já chegou a ser a nº 76 do ranking da WTA. Conheceram-se durante os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Mirka encerrou sua carreira devido a uma contusão no tendão de aquiles, levando-a a acompanhar a carreira de Federer, responsabilizando-se pelo seu contato com a imprensa. Está sempre à sua disposição e sempre é vista nos jogos do marido. Mirka nasceu na Eslováquia, mas migrou para a Suíça com dois anos de idade.
Mirka e Roger casaram-se em Basel, em 11 de abril de 2009, depois de cerca de oito anos de noivado e um mês depois de anunciarem que Mirka estava grávida. Em 23 de julho, Mirka deu à luz as gêmeas Charlene Riva e Myla Rose.
Diversamente de outros ídolos do tênis, Roger Federer foi objeto de muitas poucas manchetes em seus primeiros anos como tenista. Seu maior destaque foi uma contínua evolução. Teve um grande sucesso quando adolescente, e depois apenas numa fase mais tardia. Assim, não foi muito documentada a fase juvenil de Federer, ao contrário de outros talentos como Andre Agassi, Martina Hingis e Steffi Graf.
Federer é o primeiro homem desde Mats Wilander em 1988 a ganhar três dos quatro torneios do Grand Slam de tênis na mesma temporada (2004), feito que repetiu em 2006 e 2007. Entre 1970 e 2005, nenhum homem conseguiu disputar todas as finais dos quatro torneios do Grand Slam numa mesma temporada: Roger Federer realizou tal feito duas temporadas seguidas, em 2006 e 2007, e outra vez na temporada de 2009, totalizando dez finais seguidas disputadas entre 2005 e 2007, das quais venceu oito. Na edição de 2010 do Aberto da Austrália, Federer disputou a vigésima-terceira semifinal consecutiva em grand slams, e em Wimbledon 2009 o décimo-quinto título de Grand Slam, marcas jamais atingidas por qualquer outro tenista.
Federer também é o primeiro tenista da história a vencer os torneios de Wimbledon e US Open na mesma temporada quatro anos seguidos (2004-2007). Ao vencer o Master Series de Madri de 2006 ultrapassou Sampras em número de Master Series conquistados, e se igualou a Borg em número de vezes consecutivas vencendo Wimbledon (cinco vezes) em 2007. Federer detém o recorde histórico de 237 semanas consecutivas como número 1 mundial, entre 2 de fevereiro de 2004 e 17 de agosto de 2008. Ao vencer o US Open em 2008 pela quinta vez consecutiva, tornou-se o primeiro tenista da era Open a realizar tal feito, o primeiro desde Bill Tilden, que venceu o torneio entre 1920 e 1925, e também o primeiro tenista da história a vencer dois torneios do Grand Slam cinco vezes seguidas (Wimbledon 2003-2007 e US Open 2004-2008). Com a final do Aberto da Austrália de 2010, Federer disputou a final de 18 dos últimos 19 torneios do Grand Slam, a exceção sendo a final do Aberto da Austrália de 2008. Ao todo, disputou 22 finais de torneios do Grand Slam, vencendo 16 delas, o que o coloca como o maior vencedor de torneios do Grand Slam de todos os tempos.
Com a vitória sobre Robin Söderling na final de Roland Garros 2009, Federer se tornou, juntamente a Andre Agassi, o único tenista a vencer os quatro Grand Slams em pisos diferentes (Rebound Ace na Austrália, saibro na França, grama na Inglaterra e DecoTurf nos EUA). Com tudo isso, Federer aos 27 anos já era considerado pela maioria dos especialistas, jogadores e ex-jogadores do tênis como o melhor e maior jogador da história.
Federer foi número 1 juvenil, e já no início da carreira conquistou vitórias significativas, como sobre Gustavo Kuerten no saibro, Pete Sampras em Wimbledon 2001. Mas sua carreira realmente ganhou destaque quando conquistou o título em Wimbledon em 2003. No mesmo ano, foi campeão da Masters Cup, em Houston, e terminou o ano como número 2 do ranking mundial.
Em julho de 2009, após vencer o Torneio de Wimbledon, Federer tornou-se o maior vencedor de torneios do Grand Slam de todos os tempos, com 15 troféus, superando Pete Sampras, e recuperou o primeiro lugar no ranking da ATP. Em janeiro de 2010, ampliou a vantagem, conquistando o Aberto da Austrália, noutro tipo de piso (Plexicushion), no que foi seu 16° título em torneios do Grand Slam. Com essa vitória, Federer ganhou pelo menos um torneio do Grand Slam em cada um dos últimos oito anos, feito igualado somente por Bjorn Borg (1974-81) e Pete Sampras (1993-2000).
Federer recebeu o prêmio Laureus quatro vezes nos anos 2005, 2006, 2007 e 2008.
Federer é notado pela pureza de seus gestos e pela inteligência do seu jogo. É apelidado de rubber-man (homem borracha) por conta da soltura de seus movimentos. Fala fluentemente suíço-alemão, alemão, inglês e francês, realizando conferências de imprensa nas quatro línguas.
Roger Federer é conhecido também por ser uma ótima pessoa fora das quadras. Sua simpatia conquista até seus adversários. Além disso, possui uma organização, a Fundação Roger Federer, que auxilia crianças carentes na África do Sul, terra natal de sua mãe.
Mas, acima de tudo, Roger trouxe às quadras uma aliança raríssima de técnica, finesse, exuberância física, talento natural, disciplina, plasticidade e determinação. Todas essas são qualidades que, por vezes, sozinhas são o bastante para construir um campeão. No entanto, juntas, constroem um ídolo, uma unanimidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário